África Subsaariana | Angola

Angola defende aumento da cooperação com Namíbia

Logótipo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC)

O diretor para a África e Médio Oriente do Ministério angolano das Relações Exteriores, Afonso Evaristo Eduardo, defendeu em Windhoek, Namíbia, o aumento da cooperação entre os dois países, que integram a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

De acordo com o diretor, que falou esta quarta-feira, 10 de julho, na abertura da reunião de peritos que prepara a 5.ª sessão da Comissão Conjunta de Cooperação Angola/Namíbia, o desenvolvimento da cooperação é essencial no quadro da consolidação da parceria entre os dois Estados.

O encontro, que une diplomatas, representantes ministeriais, instituições públicas e outros quadros seniores de Angola e Namíbia, tem estado a analisar questões diplomáticas, económicas e socioculturais.

Esta reunião preparatória serve igualmente para avaliar o desenvolvimento socioeconómico e político de ambos os países, bem como o estado de ratificação dos acordos sobre o Tratado de Extradição e o de Assistência Mútua Sobre Questões Criminais.

Divididos em três comissões de trabalho, os técnicos estão a analisar a conectividade transfronteiriça, subjacente na implementação de acordos sobre transportes aéreos, rodoviários, fluviais e ferroviários. Outras questões abordadas encontram-se relacionadas com a cooperação nos domínios da saúde, comunicação social, dos antigos combatentes, veteranos de guerra e da agroindústria.

Angola e Namíbia mantêm relações diplomáticas que se refletem na instalação de embaixadas nas respetivas capitais e no estabelecimento de consulados. Os dois países têm acordos de cooperação em vários domínios, entre eles acordos sobre isenção de vistos, na defesa, indústria, comércio, energia, pescas, obras públicas, transportes aéreos e rodoviários e turismo.

A 5ª sessão da Comissão Conjunta de Cooperação Angola/Namíbia está marcada para domingo, dia 14.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo