Angola: Deputados adiaram plenária para prevenção do Covid-19

A 6.ª Reunião Plenária da Assembleia Nacional (AN), inicialmente prevista para esta quarta-feira, 19 de março, em Luanda, foi adiada devido às medidas preventivas do surto do novo coronavírus (Covid-19).

A informação foi avançada pelo porta-voz do Parlamento, Raul Lima, no final da conferência dos presidentes dos grupos parlamentares, que decidiu adiar a reunião. A data do reagendamento será anunciada oportunamente, esclareceu.

Segundo a mesma fonte, as comissões de trabalho especializadas vão continuar a trabalhar normalmente. “Apenas houve o adiamento desta reunião, tendo em conta as medidas que estão a ser tomadas no âmbito da pandemia do Covid-19”, referiu.

Para o líder do grupo parlamentar do MPLA, Américo Cuononoca, esta medida foi prudente e oportuna, em obediência às orientações da Comissão Interministerial criada pelo Executivo, que proibiu, entre outros, a concentração de mais de 100 pessoas, principalmente em lugares fechados. Recorde-se que Angola não tem, até ao momento, qualquer caso positivo.

Por sua vez, o político Liberty Chiaka, representante da UNITA, disse que é natural o adiamento do encontro. “Foi com naturalidade que acolhemos a informação do adiamento da sessão plenária do dia 18. Entendemos ser uma medida prudente que corresponde aos esforços globais de prevenção e combate a esta pandemia”, salientou.

O dirigente do PRS, Benedito Daniel, concordou igualmente com o adiamento da reunião plenária. “Achamos que foi sensato o adiamento da sessão plenária, porque ainda não foram criadas condições técnicas que permitem a aglomeração de um número considerável de pessoas na AN, por causa do Covid-19”, realçou.

Quanto a Sebastião André, da CASE-CE, é necessário tranquilizar a Nação, “porque nos bastidores tem havido muitas informações desavindas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola mantém cooperação parlamentar com Portugal

Angola mantém cooperação parlamentar com Portugal

A presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira, reafirmou ao homólogo de Portugal, Augusto Santos Silva, a continuidade da cooperação…
Moçambique: Comandante Geral da PRM anuncia abate de 16 terroristas, em Quissanga

Moçambique: Comandante Geral da PRM anuncia abate de 16 terroristas, em Quissanga

Em resposta às incursões no dia 25 de setembro, na aldeia Natuco, no distrito de Quissanga, em Cabo Delgado, as…
Brasil: Bolsonaro contesta urnas eleitorais e ministro determina investigação criminal

Brasil: Bolsonaro contesta urnas eleitorais e ministro determina investigação criminal

Às vésperas da primeira volta das eleições presidenciais, a realizar neste domingo (02/10), o Partido Liberal(PL),  partido do presidente Jair…
Moçambique: Membro da PRM condenado por homicídio voluntário em Cabo Delgado

Moçambique: Membro da PRM condenado por homicídio voluntário em Cabo Delgado

O Tribunal Judicial de Cabo Delgado, condenou esta terça-feira, na cidade de Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, Filimone Lucia…