Angola: Deputados adiaram plenária para prevenção do Covid-19

A 6.ª Reunião Plenária da Assembleia Nacional (AN), inicialmente prevista para esta quarta-feira, 19 de março, em Luanda, foi adiada devido às medidas preventivas do surto do novo coronavírus (Covid-19).

A informação foi avançada pelo porta-voz do Parlamento, Raul Lima, no final da conferência dos presidentes dos grupos parlamentares, que decidiu adiar a reunião. A data do reagendamento será anunciada oportunamente, esclareceu.

Segundo a mesma fonte, as comissões de trabalho especializadas vão continuar a trabalhar normalmente. “Apenas houve o adiamento desta reunião, tendo em conta as medidas que estão a ser tomadas no âmbito da pandemia do Covid-19”, referiu.

Para o líder do grupo parlamentar do MPLA, Américo Cuononoca, esta medida foi prudente e oportuna, em obediência às orientações da Comissão Interministerial criada pelo Executivo, que proibiu, entre outros, a concentração de mais de 100 pessoas, principalmente em lugares fechados. Recorde-se que Angola não tem, até ao momento, qualquer caso positivo.

Por sua vez, o político Liberty Chiaka, representante da UNITA, disse que é natural o adiamento do encontro. “Foi com naturalidade que acolhemos a informação do adiamento da sessão plenária do dia 18. Entendemos ser uma medida prudente que corresponde aos esforços globais de prevenção e combate a esta pandemia”, salientou.

O dirigente do PRS, Benedito Daniel, concordou igualmente com o adiamento da reunião plenária. “Achamos que foi sensato o adiamento da sessão plenária, porque ainda não foram criadas condições técnicas que permitem a aglomeração de um número considerável de pessoas na AN, por causa do Covid-19”, realçou.

Quanto a Sebastião André, da CASE-CE, é necessário tranquilizar a Nação, “porque nos bastidores tem havido muitas informações desavindas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin