Angola: Deputados da UNITA, FNLA e PRS confirmam tomada de posse

O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, anunciou nesta quarta-feira, 14 de setembro, a presença e tomada de posse dos 90 deputados do partido na Assembleia Nacional na sexta-feira, dia 16. 

Segundo a “Angop”, apesar de a maior formação política da oposição não concordar com os resultados das eleições gerais de 24 de agosto, decidiu optar pela tomada de posse em todas as instituições para nelas continuar a “lutar”

Costa Júnior salientou que os seus esforços terão continuidade dentro das instituições democráticas do país, e também nas internacionais. Admitiu, no entanto, que a decisão da tomada de posse não foi fácil, devido às emoções e pressões, que geraram bastantes divisões. 

Por sua vez, a FNLA e o PRS já tinham anunciado que iriam tomar posse na V Legislatura, na Assembleia Nacional, para defenderem os interesses do povo angolano. 

O líder do PRS, Benedito Daniel, afirmou que as decisões do Tribunal Constitucional são “irrecorríveis” e que foram esgotadas todas as possibilidades acionadas para obter resposta positiva em relação aos resultados finais do sufrágio. Neste sentido, prosseguiu, restou apenas a tomada de posse. 

A FNLA também não reconhece os resultados finais das eleições, mas comprometeu-se a tomar posse nesta legislatura e a apoiar tudo o que for bom para o povo. “Tudo aquilo que beneficiar os angolanos, não importa de quem seja a proposta, vamos dar o nosso apoio. Mas as propostas que virmos que não vão apoiar os angolanos não terão o nosso apoio”, disse o dirigente do partido, Nimi a Simbi.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Ucrânia: Economia caiu 30,4% devido ao conflito com a Rússia

Ucrânia: Economia caiu 30,4% devido ao conflito com a Rússia

A economia ucraniana baixou 30,4% em 2022. O motivo deve-se à invasão russa, iniciada a 24 de fevereiro.  Trata-se de uma…
Moçambique: Oposição quer posição firme do Governo sobre guerra na Ucrânia

Moçambique: Oposição quer posição firme do Governo sobre guerra na Ucrânia

A Renamo e o MDM, partidos da oposição com assento na Assembleia da República de Moçambique, exigem que o Governo…
Afeganistão: Talibãs mataram oito membros do Estado Islâmico

Afeganistão: Talibãs mataram oito membros do Estado Islâmico

Os talibãs afegãos mataram oito militantes do grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico, de acordo com as informações divulgadas pelo porta-voz do…
Moçambique: Número de casos de cólera é preocupante na província de Niassa

Moçambique: Número de casos de cólera é preocupante na província de Niassa

As autoridades na província de Niassa, norte de Moçambique, dizem estar bastante preocupadas devido à persistência de casos de cólera,…