Angola: Deputados discutem sobre fiscalização do Governo

Assembleia Nacional de Angola

Os deputados do MPLA e da CASA-CE trocaram várias interpretações divergentes no debate sobre a fiscalização dos actos do Governo, realizado nesta segunda-feira, 09 de dezembro, na Assembleia Nacional (AN).

A discussão decorreu tendo em conta o Acórdão nº 319/2013, onde o Tribunal Constitucional (TC) declara a inconstitucionalidade parcial do Regimento Interno da AN no que diz respeito à fiscalização dos actos do Governo.

Na decisão do TC pode ler-se que “a Constituição não dá à Assembleia Nacional poderes para fazer interpelações e inquéritos ao Executivo, nem para convocar, fazer perguntas ou audições aos ministros, uma vez que em Angola os ministros de Estado, ministros e governadores desempenham funções delegadas pelo titular do Poder Executivo, que é o Presidente da República”.

Na intervenção durante uma reunião que visava a aprovação do “Relatório Parecer Conjunto Final sobre Proposta de Lei do OGE 2019” e do “Projecto de Resoluções sobre as Recomendações ao OGE 2020”, o deputado Sebastião Alexandre, da bancada da CASA-CE, afirmou que a AN está impedida de fiscalizar os actos do Executivo. Segundo o político, o Parlamento tem produzido várias recomendações que não são implementadas, considerando que a situação seria diferente se os deputados pudessem fiscalizar.

Na sua apreciação, o TC deve revogar o acórdão que impede os deputados de fazerem interpelações e inquéritos ao Executivo, bem como convocar, fazer perguntas ou audições aos ministros, uma vez que não consegue obter dados sobre actos de gestão do Governo.

“A fiscalização pode ser preventiva – aquela que aparece na lei e é feita nos gabinetes. Uma fiscalização não é feita nos gabinetes. É no terreno onde se faz a fiscalização material. Mas quando os deputados vão ao terreno para constatar e saber, por exemplo o grau ou nível de execução de uma obra, lhes é vedado por força do acórdão”, explicou o parlamentar.

Em reação a estas críticas, o deputado da bancada do MPLA e presidente da 1ª Comissão de Assuntos Constitucionais e Jurídicos, Tomás Silva, disse serem falsas as afirmações de que a AN não fiscaliza os actos do Executivo. “Isto significa que já não há mais palavra ou discurso”, declarou.

O que o TC fez, ajuntou, foi conformar o Regimento da AN, que trata da fiscalização à Constituição, eliminando alguns elementos não previstos na Constituição, mas que tal não impediu a fiscalização dos actos do Governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Revista de Imprensa Lusófona de 26 de março de 2024

Revista de Imprensa Lusófona de 26 de março de 2024

Na Guiné-Bissau “O Democrata” avança que o “Governo disponibiliza mais de dois biliões de francos CFA para a atualização dos…
Governo de Portugal apresenta “nova geração” de Serviços Públicos

Governo de Portugal apresenta “nova geração” de Serviços Públicos

Sob o mote “Nova Geração de Serviços Públicos: +Próximos, +Ágeis, +Conectados”, o Governo de Portugal apresentou, em março, no âmbito…
Moçambique: Greve geral no setor da saúde retomada

Moçambique: Greve geral no setor da saúde retomada

O porta-voz da Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambique (APSUM), Anselmo Muchave, anunciou que a greve…
Moçambique: Renamo denuncia irregularidades no recenseamento eleitoral

Moçambique: Renamo denuncia irregularidades no recenseamento eleitoral

A Renamo afirmou que existem várias irregularidades durante o processo de recenseamento eleitoral na província de Cabo Delgado. Segundo o…