Angola: Deputados querem círculo eleitoral na diáspora

Os deputados angolanos defenderam nesta segunda-feira, 07 de junho, a criação de um círculo eleitoral na diáspora, no âmbito do Projecto de Lei de Revisão Constitucional. O tema encontra-se em discussão na Assembleia Nacional.

Os políticos, principalmente os da oposição, querem então um círculo eleitoral na diáspora, à semelhança do que estava consagrado na Lei Constitucional de 1992. Nessa altura previa-se que esse círculo eleitoral tivesse três deputados, sendo dois oriundos de África e um do resto do mundo. 

De acordo com a deputada Mihaela Webba, da UNITA, foi sugerido que esse círculo fosse representado por cinco deputados, sendo dois para África, dois para Europa e um do resto do mundo. 

No entanto, as discussões em relação a este assunto acabaram por ser suspensas, devido a divergências com o Executivo. Assim, o tema foi remetido para consultas ao nível das estruturas competentes. 

Ao contrário da opinião dos deputados, o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, argumentou que a proposta inicial já fez um avanço inegável em voltar a considerar universal o exercido do direito de voto para todos os angolanos, quer residam no país ou na diáspora. 

O governante realçou também que o processo implicaria uma grande dimensão financeira, nomeadamente a estrutura da campanha eleitoral em si e a gestão de viagens dos deputados, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Angola defende Guiné Equatorial no processo da pena de morte

Angola defende Guiné Equatorial no processo da pena de morte

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, acredita que a Guiné Equatorial está “a fazer a sua parte” para abolir a pena…
Timor-Leste regista 856 empresas indonésias

Timor-Leste regista 856 empresas indonésias

O Embaixador da Indonésia em Timor-Leste, Sahat Sitorus, informou que o Serviço de Registo e Verificação Empresarial de Timor-Leste (SERVE-TL) registou, atualmente,…
Moçambique recebe apoio de 4.6 biliões de meticais da Alemanha

Moçambique recebe apoio de 4.6 biliões de meticais da Alemanha

Moçambique recebeu nesta quinta-feira, 17 de junho, 4.6 biliões de meticais da Alemanha para o setor da Educação e obras públicas. A…
Revista de Imprensa Lusófona de 18 de junho de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 18 de junho de 2021

O “Jornal de Angola” escreve que a “Taxa de desemprego cai para 30,5 por cento”. De acordo com o “Portal de Angola”,…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin