Angola desce para 5.º lugar na lista das maiores economias da África Subsaariana

A economia de Angola baixou dois lugares e foi ultrapassada pela Etiópia e pelo Quénia, tendo ficado assim no 5.º lugar na lista das maiores economias da África Subsaariana, de acordo com os dados estatísticos e dos bancos centrais. 

Segundo a edição de março do relatório da consultora FocusEconomics sobre esta região africana, o país governado por João Lourenço vai ter um Produto Interno Bruto (PIB) de 72 mil milhões de dólares (65.747.500.000 euros) em 2020. Já para o Quénia estão previstos 106 mil milhões de dólares (96.794.900.000 euros) e para a Etiópia são 121 mil milhões de dólares (110.492.000.000 euros). 

Ainda assim, estes números não chegam perto dos 535 mil milhões (488.540.000.000 euros) da Nigéria e dos 363 mil milhões de dólares (331.477.000.000 euros) da África do Sul. 

Os dados recolhidos dos institutos estatísticos nacionais e dos bancos centrais, e apresentados no relatório de março sobre a África Subsaariana, refletem a redução do crescimento económico de Angola, segundo maior produtor de petróleo desta região africana, desde que entrou em recessão há cinco anos, mostrando igualmente o rápido crescimento da Etiópia e do Quénia nos últimos anos. 

“A economia angolana parece ter continuado presa em recessão no último trimestre do ano passado, depois de ter contraído ao ritmo mais rápido no ano durante o terceiro trimestre”pode ler-se no relatório, que acrescenta ainda que a atividade no setor petrolífero aparentemente caiu outra vez, com a queda na produção doméstica a ser suficiente para compensar o aumento dos preços a nível internacional”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin