Angola: Detidos funcionários que facilitavam emissão de BI a estrangeiros

Cinco funcionários da delegação provincial da Justiça e Direito Humanos do Bié foram detidos pelos Serviços de Investigação Criminal (SIC) por terem facilitado a emissão de bilhetes de identidades a cidadãos da República Democrática do Congo (RDC).

A informação foi divulgada esta quarta-feira, 28 de novembro, na cidade do Cuito, pelo diretor do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação Provincial do Interior no Bié, José Daniel Capingãla, na altura em que apresentava o balanço da situação no período de 15 de outubro a 27 de novembro deste ano.

Os funcionários, cujos nomes não foram revelados, foram pagos para facilitarem e emitirem bilhetes de identidade a favor de alguns cidadãos da RDC, que apresentavam certidões de nascimento falsas. Este processo será encaminhado ao Ministério Público.

José Daniel Capingãla partilhou também que 80 cidadãos foram presos pelo suposto envolvimento em crimes de assaltos à mão armada, roubo de motorizadas e de cabos elétricos, entre outros. Os indivíduos foram apanhados através de denúncias feitas pela população e de ações de combate à criminalidade, levadas a cabo pela Polícia Nacional e pelos SIC. A Política e os SIC conseguiram recuperar duas viaturas, 15 motorizadas de várias marcas, 47 rolos de cabos elétricos, 15 metros de cabo de alta tensão, um rolo de cabo de fibra ótica, diversas peças de viaturas e vários eletrodomésticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Timor-Leste: Governo prolonga validade dos passaportes 

Timor-Leste: Governo prolonga validade dos passaportes 

O Governo timorense aprovou nesta quarta-feira, 29 de março, o prolongamento extraordinário do prazo de validade dos passaportes eletrónicos. Os…
Cabo Verde: Hotelaria já ultrapassou valores pré-pandemia

Cabo Verde: Hotelaria já ultrapassou valores pré-pandemia

A hotelaria de Cabo Verde registou mais de 835 mil hóspedes em 2022. Este valor corresponde a um acréscimo acentuado de…
Moçambique procura experiência da Holanda em governação e eleições

Moçambique procura experiência da Holanda em governação e eleições

Uma delegação composta por representantes dos três partidos com assento na Assembleia da República de Moçambique realizou esta semana uma…
Ucrânia vai receber empréstimo de 14,3 mil milhões de euros do FMI

Ucrânia vai receber empréstimo de 14,3 mil milhões de euros do FMI

A direção executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou o empréstimo de 15,6 mil milhões de dólares (cerca de 14,3…