Angola

Angola: Diretor do INSS de Benguela detido por corrupção

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Benguela prendeu o diretor dos serviços municipais do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Rene Baptista dos Anjos, por alegado envolvimento em crimes de burla e falsificação de documentos.

Segundo o porta-voz do SIC, em Benguela, sub-inspetor Victorino Kotingo, o responsável do INSS está envolvido no processo de uma associação criminosa que desfalcou os cofres do Estado em mais de 14 milhões de kwanzas (17 mil euros), de 2019 até à presente data.

A quantia foi usada para pagar pensões de reformas a cidadãos que auferem salários mensais, entre os quais efetivos do Ministério da Educação. Assim, continuou, os mesmos estão implicados na prática dos crimes de burla por defraudação, falsificação de documentos, que atestam a falsa prova de vida, associação criminosa, fraude na obtenção de subsídios ou subvenções, tráfico de influência e corrupção.

Ainda segundo Kotingo, entre os detidos estão outros três cidadãos alegadamente beneficiários, além de um elemento que se fazia passar por chefe de Recursos Humanos da Educação.

O Ministério Público poderá ordenar mais diligências que levarão à detenção de outros elementos implicados, tendo em conta a complexidade processual dos autos, finalizou.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo