O deputado da Assembleia Nacional pela bancada do MPLA, Elias Piedoso Chimuco, formulou recentemente o convite ao multimilionário chinês, Jack Ma, para investir em Angola, tendo cumprido assim o pedido lançado pelo Presidente da República angolano, João Lourenço, aos investidores estrangeiros, para que os mesmos se esforçassem no quadro dos programas de diversificação de economia e investimento privado.
De acordo com o “Club-K”, o presidente do Conselho de Administração do Grupo Chocoil e co-fundador e presidente executivo da Alibaba Group, Jack Ma, que é considerado pela revista “Forbes” como o homem mais rico da China e o sexto do mundo, terá aceite o convite. O multimilionário, membro do Partido Comunista Chinês (PPC), pondera deslocar-se brevemente a Angola para estudar o mercado.
Segundo fontes, os dois empresários têm vindo a manter, em várias ocasiões e desde o ano transato, encontros informais em ambientes restritos. O primeiro encontro ocorreu em Joanesburgo, na África do Sul, e os restantes em Xangai, na República Popular da China, a convite do bilionário chinês.
Em fevereiro de 2018, Jack Ma estava entre os homens mais ricos da China e também do mundo, com um património líquido de 41,3 biliões de dólares americanos. Sendo visto como um embaixador global para negócios chineses, é frequentemente listado pela “Forbes” como uma das pessoas mais poderosas do planeta.