Angola

Angola e África do Sul estreitam relações com abolição de visto

A eliminação de vistos entre Angola e África do Sul vem permitir relações bilaterais mais profundas entre os dois países, de acordo com um estudo feito consultora Economist Intelligence Unit (EIU).

Angola e África do Sul do Sul estão mais próximas com a abolição de vistos entre os dois países. Sendo a África do Sul o maior parceiro de negócios de Angola dentro do continente africano, esta seria uma medida já expectável, indo ao encontro da necessidade de uma maior abertura e liberdade de circulação entre todos os estados-membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Os efeitos mais imediatos deste processo serão sentidos ao nível do comércio, facilitando as trocas entre os países e uma maior integração de Angola na zona de comércio livre, ao nível do turismo, emprego e educação. Neste caso específico, académicos e estudantes podem deslocar-se livremente sem obrigatoriedade de passar por todos os processos morosos inerentes à apresentação de visto.

Com esta decisão, Angola manifesta-se cada vez mais tolerante em termos de uma política marcada pela abertura de vistos em África. Sinal disso foi também a introdução do visa eletrónico em 2016 e o aumento de isenção de vistos a outros países africanos. Falta ainda um maior esforço na política de integração da livre circulação de pessoas entre os vários países africanos.

Para o governo de Luanda, que ainda sente os efeitos de uma grave crise financeira, o aumento do volume de negócios com uma das maiores potências económicas da África Austral, pode significar maior investimento, equilíbrio orçamental e captação de investimento privado estrangeiro no país.

Atualmente são já 61 países que recebem vistos à chegada a Angola, incluíndo 13 países africanos.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo