O secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Lopes, analisou com o embaixador da República Popular da China em Angola, Gong Tao, assuntos relacionados com o reforço da cooperação entre os dois países nos domínios político-diplomático, económico-empresarial e saúde.
Os temas foram debatidos numa audiência realizada nesta quinta-feira, 20 de outubro. O diplomata chinês aproveitou a ocasião para manifestar o desejo do seu país em receber a contraproposta do Estado angolano referente ao Protocolo sobre o Envio da Equipa Médica Chinesa a Angola.
A China apresentou uma proposta a Angola que visa a aplicação de uma tarifa que varia de zero a 98% às mercadorias de origem angolana a serem exportadas para a potência asiática.
Quanto à cooperação na Segurança, Gong Tao pediu que fosse realizada uma reunião conjunta da coordenação tripartida, na sede do Ministério do Interior, em Luanda, com vista ao tratamento pormenorizado desta matéria.
Os dois países mantêm excelentes relações diplomáticas há 40 anos e uma parceria estratégica que querem continuar a solidificar em todos os domínios.