Angola e os Emirados Árabes Unidos (EAU) aproveitaram as celebrações do 51.º Dia Nacional dos EAU, realizadas em Luanda, para fazerem um balanço das relações político-diplomáticas entre os países. Concluíram que as mesmas “são excelentes”.
O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, foi o convidado de honra das atividades que marcaram a data festiva. Esta recorda a nacionalização formal do país do Médio Oriente e o início da unificação federal dos territórios.
O embaixador anfitrião recebeu os convidados com um discurso de boas-vindas e explicou a importância da data. Mencionou também o progresso e o desenvolvimento alcançados pelos EAU desde a sua criação.
Os Emirados tratam-se de uma confederação árabe localizada no Golfo Pérsico, sendo formada por monarquias. Cada uma possui a sua soberania, sendo elas Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajmã, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah.
Angola e os EAU assinaram recentemente um acordo de proteção recíproca de investimentos, que é o ponto de partida para o arranque de investimentos dos EAU no país africano. Ambos os governos ratificaram a Convenção para evitar a Dupla Tributação e a Evasão Fiscal, que entrou em vigor em março de 2020.