Angola e os Emirados Árabes Unidos (EAU) decidiram que irão assinar, ainda em 2021, vários acordos de cooperação. Os documentos dizem respeito aos setores dos transportes aéreos, rodoviários, da agricultura, indústria mineira, energia e comércio.
Neste âmbito, o Presidente angolano, João Lourenço, recebeu em audiência neste domingo, 12 de setembro, o ministro de Estado para os Negócios Estrangeiros dos EAU, sheih Shakbbot Nahayan Mabarak Al-Nahyan.
No final do encontro, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, disse à imprensa que os dois países estão a trabalhar para traduzir as ações em prática. “O que se pretende é que o investimento dos Emirados Árabes Unidos aconteça em vários setores da economia angolana. Vai ser uma parceria salutar, no âmbito dos investimentos públicos”, esclareceu.
Ainda de acordo com o governante, antes do final de 2021 uma delegação angolana de alto nível visitará os EAU para concretizar a assinatura dos referidos acordos de cooperação.
Os dois países já cooperam nos setores do petróleo e gás, mineiro, comércio e investimento, energia, defesa, transportes, agricultura, pesca, banca, telecomunicações e finanças e fisco.