Angola e Guiné Equatorial assinaram quatro acordos de cooperação nesta quinta-feira, 05 de maio, em Luanda, capital angolana. Desta forma foi reforçada a sinergia entre estes dois países pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Segundo o “Jornal de Angola”, dois dos instrumentos jurídicos rubricados estão relacionados com o Processo Verbal da Segunda Comissão Mista de Cooperação entre ambos os Estados e o Regulamento Interno da Comissão Mista de Cooperação igualmente entre os Estados em questão.
Os outros dois são o Memorando de Entendimento no Domínio da Formação de Quadros entre a Academia Diplomática “Venâncio de Moura” do Ministério das Relações Exteriores da República de Angola e o Ministério dos Assuntos Exteriores e Cooperação da República da Guiné Equatorial, e o Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas e Diplomáticas Mútuas entre o Ministério das Relações Exteriores da República de Angola e o Ministério dos Assuntos Exteriores e Cooperação da República da Guiné Equatorial.
Os signatários dos referidos protocolos foram o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, e o ministro equato-guineense dos Assuntos Exteriores e Cooperação, Simeon Oyono Esono Angue.
Foi também abordada a possibilidade de Malabo, capital da Guiné Equatorial, acolher a 3.ª Reunião da Comissão Mista de Cooperação Angola e Guiné Equatorial, no quadro das consultas políticas regulares existentes entre os dois países. O evento acontecerá “numa data a acordar pelos mecanismos estabelecidos”.