Angola e Guiné Equatorial assinam quatro acordos de cooperação

Angola e Guiné Equatorial assinaram quatro acordos de cooperação nesta quinta-feira, 05 de maio, em Luanda, capital angolana. Desta forma foi reforçada a sinergia entre estes dois países pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). 

Segundo o “Jornal de Angola”, dois dos instrumentos jurídicos rubricados estão relacionados com o Processo Verbal da Segunda Comissão Mista de Cooperação entre ambos os Estados e o Regulamento Interno da Comissão Mista de Cooperação igualmente entre os Estados em questão. 

Os outros dois são o Memorando de Entendimento no Domínio da Formação de Quadros entre a Academia Diplomática “Venâncio de Moura” do Ministério das Relações Exteriores da República de Angola e o Ministério dos Assuntos Exteriores e Cooperação da República da Guiné Equatorial, e o Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas e Diplomáticas Mútuas entre o Ministério das Relações Exteriores da República de Angola e o Ministério dos Assuntos Exteriores e Cooperação da República da Guiné Equatorial. 

Os signatários dos referidos protocolos foram o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, e o ministro equato-guineense dos Assuntos Exteriores e Cooperação, Simeon Oyono Esono Angue. 

Foi também abordada a possibilidade de Malabo, capital da Guiné Equatorial, acolher a 3.ª Reunião da Comissão Mista de Cooperação Angola e Guiné Equatorial, no quadro das consultas políticas regulares existentes entre os dois países. O evento acontecerá “numa data a acordar pelos mecanismos estabelecidos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Presidente de Portugal fará visita de três dias a Timor-Leste

Presidente de Portugal fará visita de três dias a Timor-Leste

A Embaixadora de Portugal em Timor-Leste, Manuela Bairos, foi recebida pelo primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak. O encontro teve como…
Finlândia e Suécia prestes a pedir adesão à NATO

Finlândia e Suécia prestes a pedir adesão à NATO

A ex-Presidente da Finlândia, Tarja Halonen, avançou que o seu país e a Suécia “vão pedir a adesão à NATO”…
Revista de Imprensa Lusófona de 05 de maio de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 05 de maio de 2022

“Presidente português vai estar três dias em Timor-Leste” e “Preparação da cerimónia de tomada de posse atinge 70%” são dois…
Moçambique: Funcionários públicos pedem acompanhamento psicológico

Moçambique: Funcionários públicos pedem acompanhamento psicológico

Os funcionários públicos e trabalhadores por conta própria, que já retornaram ao distrito de Muidumbe, depois do abandono por ataques…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin