O Japão reforçou a presença no setor mineiro em Angola, através da assinatura de um Protocolo de Cooperação. Assim, especialistas japoneses que atuam no país africano, mais precisamente no setor mineiro, vão auxiliar na melhoria do conhecimento geológico de algumas regiões previamente definidas.
O documento foi rubricado pelo presidente do Conselho de Administração do Instituto Geológico de Angola (IGEO), Canga Xiaquivuila, e pelo embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão, Jiro Maruhashi, representando a Japan Gas and Metals National Corporation (JOGMEC).
Foi ainda assinado um Memorando de Entendimento de parceria no domínio institucional. O ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino Azevedo, rubricou o documento em representação de Angola.
“Assinámos hoje dois instrumentos, sendo um ministerial e outro com o Instituto Geológico Mineiro japonês, para reforçar a cooperação e fazer com que a Jogmec trabalhe com o IGEO, para a melhoria do conhecimento geológico em algumas áreas previamente definidas e assim aumentar o conhecimento dessas zonas”, declarou Diamantino Azevedo.
Com estes dois instrumentos, o Japão reforça a presença no referido setor em território angolano, estando igualmente presente em atividades de hidrocarbonetos e em outros recursos mineiros.