O ministro dos Transportes de Angola, Ricardo Viegas de Abreu, testemunhou nesta terça-feira, 14 de setembro, em Lisboa, a assinatura de um memorando de entendimento entre o Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários da República de Angola e a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes da República de Portugal.
O documento foi rubricado pelo diretor-geral interino do Instituto Nacional dos Transportes, Énio de Magalhães Costa, e pela presidente do Conselho de Administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, Ana Paula Vitorino.
Trata-se de um acordo que visa regular várias parcerias e acordos de cooperação, de maneira a orientar uma relação mais profunda entre dois dos setores fundamentais para o desenvolvimento e crescimento económico dos dois países.
Na sua intervenção, o ministro angolano salientou a importância do documento, que permitirá, entre outras possibilidades, a formação por especialistas portugueses de técnicos angolanos do setor dos Transportes.
O memorando de entendimento, já em vigor, prevê igualmente a capacitação de técnicos de ambos os países, incluindo o intercâmbio de pessoal para fins de troca de experiências “in loco”, de visitas técnicas e de estudo para intercâmbio de especialistas, académicos e delegações.
Está também prevista a organização conjunta de seminários, workshops e reuniões com a participação de especialistas, cientistas, empresas privadas e outras entidades relevantes.