O secretário-geral da Assembleia Nacional de Angola, Pedro Agostinho de Neri, e o seu homólogo português, Albino Azevedo Soares, assinaram nesta terça-feira, 17 de janeiro, um acordo para o reforço do Protocolo de Cooperação entre os dois órgãos.
O documento foi assinado em Lisboa e constitui o quadro formal para a instituição de um mecanismo de cooperação no domínio parlamentar, além do fortalecimento da capacidade institucional das respetivas administrações parlamentares.
Pedro Agostinho de Neri informou que o Protocolo de Cooperação recai sobre apoio parlamentar, relações públicas, protocolo e relações internacionais, administração de recursos humanos, financeiros e patrimoniais, documentação e informação, tecnologias de informação, comunicação e imagem. Disse ainda que o documento tem a duração de três anos.
Já Albino Azevedo Soares afirmou que o documento é o terceiro programa de cooperação que assina com o Parlamento angolano. Considera-o de extrema importância devido à troca de experiências entre as instituições, esperando que haja mais capacitação dos funcionários das duas instituições, ao adquirirem mais conhecimento e exercerem cada vez melhor o seu trabalho.