Angola | Médio Oriente

Angola e Qatar assinaram seis acordos que marcam início de cooperação económica

(c) Presidência da República de Angola | João Lourenço e Sheikh Tamim bin Hamad Al-Thani

Angola e Qatar, dois países produtores de petróleo, assinaram neste domingo, 08 de setembro, no Palácio Real do Emir, em Doha, seis acordos de interesse comum que marcam uma nova etapa de cooperação económica em vários setores.

O acordo “Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos”, assente no desenvolvimento económico sustentável de ambos os governos, foi assinado na presença do Presidente angolano João Lourenço e do Emir do estado do Qatar, Sheik Tamim bin Hamad Al-Thani.

Os dois países concordaram ainda com o “Protocolo para o Estabelecimento de Mecanismos de Consultas Políticas”, que visa reforçar a cooperação entre os Estados na partilha e harmonização das posições sobre questões bilaterais, regionais, continentais e internacionais.

Para consolidar e fortalecer a cooperação entre estes governos e facilitar a mobilidade dos seus cidadãos titulares de passaportes diplomáticos e especial, foi assinado o “Acordo de Supressão de Vistos em Passaportes Diplomáticos e Especial”, além de ter sido estabelecida a cooperação bilateral no domínio da “Marinha Mercante” e a “Cooperação Económica, Comercial e Técnica”. Este último acordo, mais abrangente, tem como objetivo criar as bases de cooperação económica, comercial e técnica entre as partes nos setores da Indústria, Minas, Energia, Agricultura, Comunicações, Transportes, Construção, Trabalho e Turismo.

Destaca-se igualmente o “Memorando de Entendimento entre a Empresa de Gestão de Portos do Qatar (Mwani) e o Instituto Marítimo Portuário de Angola (IMPA)” para a cooperação entre as entidades portuárias de ambos os países e a respetiva gestão dos sistemas portuários.

Segundo o Chefe de Estado angolano, o Emir Sheikh Tamim bin Hamad Al-Thani mostrou uma grande abertura e vontade de incentivar os empresários qataris para desembarcarem em Angola e investirem nos mais diferentes ramos da economia. A afirmação foi feita durante um encontro com representantes da Câmara de Comércio e da Zona Franca do Qatar.

Foi também divulgado que a ligação aérea entre Luanda e Doha, capitais de Angola e do Qatar, respetivamente, irá ocorrer a partir de 29 de março do próximo ano.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo