Os governos de Angola e da República Democrática do Congo (RDC), juntamente com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), reafirmaram nesta quinta-feira, 30 de março, o reforço dos mecanismos de segurança na fronteira comum. O objetivo dessa ação consiste no combate ao crime de tráfico de seres humanos.
Na sua intervenção durante o Fórum Transfronteiriço, evento realizado entre as autoridades dos dois países, a secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania de Angola, Ana Celeste Januário, partilhou a existência de sinalização de casos de tráfico de pessoas que envolvem autores e vítimas em Angola e na RDC.
Ainda de acordo com a representante do Governo angolano, no seu país o processo de reintegração de algumas pessoas vítimas do fenómeno tem estado a permitir a reunificação familiar. Salientou ainda que na RDC está em curso um trabalho considerável sobre a matéria.
Ana Celeste Januário acrescentou que a troca de informações e experiências a partir do Fórum Transfronteiriço vai ajudar a definir ações conjuntas para o reforço do combate ao tráfico de pessoas na região.