Membros dos Governos de Angola e de São Tomé e Príncipe têm estado a negociar uma nova era de cooperação bilateral, com principal foco no setor económico.
Segundo a “Téla Nón”, o Governo angolano enviou três ministros para São Tomé, com o objetivo de definirem com o Governo são-tomense novas estratégias de ação. Os ministros angolanos da Cultura e Turismo, dos Recursos Naturais, Petróleo e Gás, e da Coordenação Económica, reuniram-se com o primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada.
O ministro das Finanças de São Tomé e Príncipe, Genésio da Mata, disse aos jornalistas, após a primeira sessão de trabalho, que os dois países estão a definir uma nova visão de cooperação económica.
“Esta visão prevemos que seja diferente daquilo que tem sido até agora. Inovadora e numa perspetiva em que haja benefício mútuo para ambos os países”, declarou.
Dois dos temas abordados foram o da acumulação da dívida de São Tomé e Príncipe para com Angola, que ronda os 200 milhões de euros, e o facto de Angola ser o único fornecedor de combustíveis de São Tomé e Príncipe e a possibilidade de sustentabilidade do fornecimento de combustíveis a este país.