Angola e STP unidos na cooperação comercial e parlamentar

Angola quer apostar na cooperação comercial e parlamentar com São Tomé e Príncipe (STP). A área comercial foi mencionada pelo Presidente angolano, João Lourenço, e a parlamentar pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando Dias dos Santos, durante a visita oficial do chefe de Estado são-tomense, Carlos Vila Nova. 

João Lourenço manifestou nesta segunda-feira, 09 de maio, a intenção de trabalhar com o Governo são-tomense na criação de mecanismos e incentivos que encorajem o movimento recíproco de homens de negócios e comerciantes dos dois países, refere a “Angop”. 

O governante partilhou a sua vontade em Luanda, durante o almoço oferecido ao homólogo de São Tomé e Príncipe, no quadro da visita de Estado de três dias a Angola. João Lourenço disse que a movimentação de empresários entre ambos os países vai criar crescimento económico e empregos num futuro próximo. 

No quadro da parceria estratégica que se pretende, prosseguiu, Angola e São Tomé e Príncipe devem explorar no máximo o potencial existente nos setores da Defesa e Segurança, das Pescas e do Turismo. Outros setores mencionados foram os do Comércio, Interior, Ordem Interna, dos Transportes Aéreos, Marítimos, Minerais e Petróleos. 

Cooperação parlamentar 

Por sua vez, o presidente da Assembleia Nacional mencionou no mesmo dia a vontade de impulsionar a cooperação entre os parlamentares angolanos e são-tomenses. 

Fernando Dias dos Santos discursou na Reunião Plenária Solene da Assembleia Nacional, por ocasião da visita de Estado a Angola do Presidente de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova. 

“Aspiramos impulsionar, ainda mais, a cooperação entre os nossos dois parlamentos, tornando-a mais profícua e duradoura, quer no plano bilateral, quer multilateral”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia: Forças russas e separatistas na fronteira de Lugansk

Ucrânia: Forças russas e separatistas na fronteira de Lugansk

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou que forças russas e separatistas da região ucraniana de Lugansk chegaram à fronteira…
Afeganistão: Afegãs protestam contra obrigatoriedade do véu

Afeganistão: Afegãs protestam contra obrigatoriedade do véu

O Governo talibã emitiu no fim de semana uma ordem executiva que obriga as mulheres a cobrirem totalmente os seus…
Revista de Imprensa Lusófona de 10 de maio de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 10 de maio de 2022

Na Guiné-Bissau “O Democrata” escreve “Atentado a deputado [Agnelo Regala]: PRS critica ‘métodos ilegais’ de fazer justiça com as próprias…
Moçambique: Comandante da PRM em Cabo Delgado reconhece que há mortes pelos recursos minerais

Moçambique: Comandante da PRM em Cabo Delgado reconhece que há mortes pelos recursos minerais

O Comandante Provincial da PRM, em Cabo Delgado, Vicente Chicote, reconheceu esta segunda-feira (9), em Pemba, que na busca dos…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin