Angola quer apostar na cooperação comercial e parlamentar com São Tomé e Príncipe (STP). A área comercial foi mencionada pelo Presidente angolano, João Lourenço, e a parlamentar pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando Dias dos Santos, durante a visita oficial do chefe de Estado são-tomense, Carlos Vila Nova.
João Lourenço manifestou nesta segunda-feira, 09 de maio, a intenção de trabalhar com o Governo são-tomense na criação de mecanismos e incentivos que encorajem o movimento recíproco de homens de negócios e comerciantes dos dois países, refere a “Angop”.
O governante partilhou a sua vontade em Luanda, durante o almoço oferecido ao homólogo de São Tomé e Príncipe, no quadro da visita de Estado de três dias a Angola. João Lourenço disse que a movimentação de empresários entre ambos os países vai criar crescimento económico e empregos num futuro próximo.
No quadro da parceria estratégica que se pretende, prosseguiu, Angola e São Tomé e Príncipe devem explorar no máximo o potencial existente nos setores da Defesa e Segurança, das Pescas e do Turismo. Outros setores mencionados foram os do Comércio, Interior, Ordem Interna, dos Transportes Aéreos, Marítimos, Minerais e Petróleos.
Cooperação parlamentar
Por sua vez, o presidente da Assembleia Nacional mencionou no mesmo dia a vontade de impulsionar a cooperação entre os parlamentares angolanos e são-tomenses.
Fernando Dias dos Santos discursou na Reunião Plenária Solene da Assembleia Nacional, por ocasião da visita de Estado a Angola do Presidente de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova.
“Aspiramos impulsionar, ainda mais, a cooperação entre os nossos dois parlamentos, tornando-a mais profícua e duradoura, quer no plano bilateral, quer multilateral”, afirmou.