Angola e STP veem cooperação “condicionada” pela Covid-19

O vice-presidente de Angola, Bornito de Sousa, declarou que a cooperação entre Luanda e São Tomé tem sido “condicionada” pela pandemia da Covid-19. No entanto, assegurou que “logo que haja condições” será implementado “um conjunto de programas” que irá reforçar o laço entre os países. 

O dirigente deslocou-se até à capital de São Tomé e Príncipe (STP) para participar no funeral do antigo vice-presidente do Parlamento são-tomense, Alcino Pinto. Coube então ao visado transmitir uma mensagem do Presidente angolano, João Lourenço, ao homólogo são-tomense, Evaristo Carvalho. 

“Devo apenas referir que, de uma maneira geral, [a mensagem] destaca a elevação e a importância da cooperação entre os dois países e povos, que, naturalmente, está condicionada pela pandemia de Covid-19. Mas tão logo haja condições, há um conjunto de programas e canais que devem ser implementados no sentido desse reforço da cooperação entre os dois povos e governos”afirmou. 

Transporte aéreo, relações exteriores e setor energético foram as áreas realçadas para a cooperação entre Luanda e São Tomé. 

O vice-presidente angolano reuniu-se com o primeiro-ministro Jorge Bom Jesus e também com o presidente da Assembleia Nacional, Delfim Neves. Foi igualmente recebido em audiência pelo Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho. 

“O objetivo principal foi fazermos a entrega de uma mensagem de sua excelência, o Presidente da República de Angola, João Lourenço, no sentido de transmitir a solidariedade entre os dois povos e os dois governos”informou ainda à imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

O secretário-geral da Renamo, André Mangibire, afirmou à “STV” que duvida da existência de um novo líder da Junta Militar…
Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin