Angola | Timor Leste

Angola e Timor vulneráveis à perda de receitas petrolíferas até 2040

Angola e Timor-Leste encontram-se entre os países considerados mais vulneráveis ao processo de “descarbonização” da economia mundial. Os elementos desta lista podem sofrer quebras de mais de 40% nas receitas petrolíferas até 2040.

As conclusões foram feitas através de um estudo internacional, “Beyond Petrostates”, da Iniciativa Carbon Tracker.

Segundo o documento, Timor-Leste pode atingir potenciais défices de receitas de petróleo e gás de 93%. Trata-se da segunda percentagem mais elevada do grupo de países analisados, atrás do Suriname. Já a percentagem de Angola relativa ao potencial défice corresponde a 76%.

O estudo divulgado neste mês estuda o impacto que a redução da dependência em combustíveis fósseis e o processo de transição energética terá nos países que dependem do setor petrolífero. “Os resultados ilustram os desafios que os países dependentes dos hidrocarbonetos enfrentam e salientam a necessidade de medidas políticas urgentes para ajudar a mitigar os impactos”, pode ler-se.

“A redução da procura e dos preços de combustíveis fósseis terão implicações significativas na sustentabilidade fiscal nos países produtores de petróleo e gás”, lê-se ainda.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo