Os governos de Angola e da Zâmbia reiteraram o compromisso de materializar os projetos de construção de vias rodoviária e ferroviária entre ambos os países, além de ser concluído o canal fluvial Rivungo/Changombo.
Segundo a nota de imprensa divulgada nesta segunda-feira, 25 de novembro, a Embaixada de Angola na Zâmbia declara que o compromisso tem como base o acordo de cooperação entre os dois territórios, que serão ligados através da construção de uma linha de caminho-de-ferro, com uma extensão de 580 quilómetros, como prevê esse acordo.
O embaixador de Angola na Zâmbia, Azevedo Francisco, afirmou que apresentou à parte zambiana uma proposta para a realização de um encontro técnico sobre a cooperação bilateral.
No final do encontro com o diplomata angolano, o ministro zambiano das Infra-estruturas, Vicent Mwali, partilhou que os problemas de ligação entre os dois países são temas recorrentes nas sessões parlamentares, principalmente por parte dos deputados provenientes das províncias zambianas que fazem fronteira com Angola.
Recorde-se que estes Estados têm uma fronteira comum e excelentes relações de cooperação, inclusive a nível da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), abrangendo as áreas político-diplomáticas, de defesa e segurança, transportes, educação, saúde, agricultura e geologia e minas.