Angola

Angola eleita membro do conselho de administração da FAO

Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO)

Angola foi confirmada como membro do Conselho de Administração da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para um período de três anos.

Segundo o representante permanente adjunto de Angola junto das agências das Nações Unidas em Roma (FAO, PAM e FIDA), Carlos Amaral, a 41.ª sessão da conferência da FAO, que decorreu em Roma de 22 a 29 de junho, aprovou os novos membros que passaram a fazer parte da lista dos 49 países que compõem este órgão da organização. Para além de Angola, fazem igualmente parte Cabo Verde, Brasil, Estados Unidos da América, Reino Unido, Canada, Japão, Índia e África do Sul, entre outros.

Angola é ainda membro dos conselhos de administração das outras duas agências das Nações Unidas em Roma, entre os quais do Programa Alimentar Mundial (PAM) e do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Na FAO integra igualmente os comités de Finanças, para a Segurança Alimentar Mundial, Agricultura, Pescas e Florestas.

Recorde-se que Angola e a FAO têm uma estreita cooperação desde que o país aderiu riu à organização em 1977. Em 1982, a agência instalou a sua representação no território angolano.

Devido à guerra civil de 27 anos, que terminou em 2002, as primeiras intervenções da FAO concentraram-se na assistência de emergência, reassentamento das famílias rurais vulneráveis e no fornecimento de insumos agrícolas para a rápida retomada da produção de alimentos, incluindo a formulação e implementação de políticas e projetos agrícolas e pesqueiros, em conformidade com o programa do Governo.

A FAO, criada em 1945 no Québec (Canadá) como agência das Nações Unidas com o objetivo de erradicar a fome e combater a pobreza a nível mundial, é composta por 194 Estados-membros e pela União Europeia e dois membros associados, as Ilhas Faroé e Tokelau.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo