Angola | Europa

Angola: Empresa de Isabel dos Santos investigada na Holanda

Isabel dos Santos

O Ministério Público da Holanda abriu uma investigação sobre a Exem Energy BV. Esta é uma empresa do marido de Isabel dos Santos, Sindika Dokolo, através da qual a filha do antigo Presidente angolano José Eduardo dos Santos é acionista, de forma indireta, da Galp. O casal é assim dono de uma posição indireta de 6% na Galp Energia.

Segundo um porta-voz do Ministério Público holandês, trata-se de um inquérito lançado por iniciativa holandesa e não a pedido das autoridades angolanas.

Também de acordo com uma publicação holandesa, a participação de Dokolo na Exem Energy foi arrestada. Uma porta-voz do empresário veio entretanto declarar que o visado está a colaborar com as autoridades holandesas para refutar o que diz ser “falsas alegações”.

A Exem Energy detém 40% da Esperaza Holding, empresa holandesa que tem como maior acionista a angolana Sonangol, com 60%. A Esperaza possui 45% da Amorim Energia, igualmente constituída na Holanda, sendo o grupo Amorim o maior acionista.

A Amorim Energia detém uma participação de 33,34% na Galp Energia. Tal confere então a Isabel dos Santos e Sindika Dokolo uma posição indireta de 6%.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo