O secretário de Estado das Relações Exteriores de Angola, Téte António, encorajou os diplomatas que assumem funções de chefes de missão a encararem o desafio da diplomacia económica como forma de atraírem investimentos para o país, sendo um dos passos a divulgação da economia do mesmo.
A mensagem foi transmitida esta quinta-feira, 30 de maio, na cerimónia de encerramento do 8.º Curso de Capacitação para Embaixadores, Embaixatrizes, Cônsules, Consulesas e Consortes. O embaixador Joaquim do Espírito Santo, que falou em nome dos participantes no curso, valorizou a convivência mantida com os colegas durante esta formação, tendo elogiado a capacidade dos formadores e atribuído nota alta para a necessidade de assumpção do compromisso de servir bem o Estado angolano.
A formação, que juntou chefes de missões já nomeados, bem como potenciais candidatos a dirigir as diversas missões diplomáticas e consulares de Angola, começou a 16 de abril. Subdivididos em dois turnos, os participantes tiveram contacto com matérias ligadas à Política Externa de Angola, Técnicas de Negociações, Direito Internacional Público, Protocolo e Cerimonial, Gestão Patrimonial, Educação Patriótica.
Questões Políticas Regionais, Procedimentos Administrativos, Ética e Deontologia Profissional, Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa e Introdução às Relações Internacionais fizeram igualmente parte do conteúdo programático do curso, que visa prover aos formandos conhecimentos atualizados e necessários para o bom desempenho de funções diplomáticas.