Angola

Angola: Ex-ministro Rabelais começa a ser julgado hoje

O Tribunal Supremo de Angola inicia nesta quarta-feira, 09 de dezembro, o julgamento do ex-ministro da Comunicação Social e também antigo diretor do Gabinete de Revitalização da Comunicação Institucional e Marketing da Administração (Grecima), Manuel Rabelais.

O visado é acusado dos crimes de peculato de forma continuada, além da violação de normas de execução do plano e orçamento e branqueamento de capitais, levados a cabo  entre 2016 e 2017, altura em que desempenhava a função de diretor do extinto Grecima. Tal é punível com pena superior a dois anos de prisão.

O Grecima, que funcionou na era do Presidente José Eduardo dos Santos, foi eliminado pelo atual chefe de Estado, João Lourenço.

Foi no início deste mês de dezembro que Daniel Modesto, juiz conselheiro do Tribunal Supremo, anunciou que estavam criadas as condições para o arranque do julgamento nesta quarta-feira, dia 09.

Recorde-se que o ex-governante é igualmente deputado do MPLA, partido no poder, tendo atualmente o mandato suspenso. A suspensão foi aprovada por unanimidade no Parlamento, no final de outubro, tendo o réu perdido assim imunidade no julgamento.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo