Angola: Ex-primeiro-ministro critica autoritarismo da “elite liderante”

O antigo primeiro-ministro angolano, Marcolino Moco, criticou nesta quarta-feira, 18 de novembro, a repressão policial durante as manifestações de 24 de outubro e 11 de novembro. Para o político, o país voltou aos “métodos autoritários que não levam a lado algum”. 

[As manifestações que acabaram por ser fortemente reprimidas pela polícia] atingiram uma gravidade que não esperaria”, escreveu na página pessoal da rede social Facebook. 

Recorde-se que Moco faz parte do Movimento Popular da Libertação de Angola (MPLA), partido no poder. 

“É muita pena ver, e num ambiente económico e social muito deteriorado, que se volte agora, e de forma tão explicita, a usar-se dos mesmos métodos autoritários que não levam a lado algum, especialmente, num tempo em que dominam as novas tecnologias de comunicação”, reforçou.

A mesma fonte disse também que o que “vem acontecendo de desastroso e lamentável, assim acontece, e desde até antes” da independência de Angola, porque a “elite liderante” não colocou o “acento tónico na ideia ‘do bem comum’”, mas em “interesses de grupo”. 

Marcolino Moco considera ainda que a sociedade angolana está “desprovida de uma estratégia de interesse nacional, em ambiente de construção de um estado-nação eivado de grande complexidade”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Moçambique: Nyusi reuniu-se com Diretor Executivo do PMA

Moçambique: Nyusi reuniu-se com Diretor Executivo do PMA

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, recebeu nesta segunda-feira, 14 de junho, em audiência, o Subsecretário Geral das Nações Unidas…
Guiné-Bissau: PGR quer inquérito sobre “envenenamento” do Primeiro-ministro

Guiné-Bissau: PGR quer inquérito sobre “envenenamento” do Primeiro-ministro

O Procurador-geral da República (PGR), Fernando Gomes, instruiu a Vara Crime do Tribunal Regional de Bissau para a abertura de…
Revista de Imprensa Lusófona de 15 de junho de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 15 de junho de 2021

Na Guiné Equatorial o “Governo estuda o levantamento do toque de recolher em Bata e começa com aulas presenciais”, de acordo com…
Dieta saudável rica em fruta pode reduzir risco de diabetes tipo 2

Dieta saudável rica em fruta pode reduzir risco de diabetes tipo 2

Num estudo com 7.675 australianos, o maior consumo de frutas foi associado a melhores índices de tolerância à glicose e…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin