Angola: Executivo pondera alargar gratuitidade dos manuais escolares às escolas privadas

O Executivo angolano deverá estender a gratuitidade dos manuais escolares, no ensino primário, às instituições público-privadas e privadas, no âmbito da Proposta de alteração da Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino. 

Esta proposta, que altera a Lei nº 17/16, de 7 de outubro – Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino, foi recentemente aprovada, na generalidade, na Assembleia Nacional, com 150 votos a favor, nenhum contra e nenhuma abstenção. 

ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, afirmou nessa ocasião que o alargamento da gratuitidade dos manuais escolares no ensino primário às instituições público-privadas é importante para apoiar o sucesso escolar dos alunos nesse nível de ensino. 

Quanto ao ensino superior, referiu que a Proposta de Lei clarifica melhor o ensino universitário e politécnico, tendo alertado para o facto de o ensino politécnico estar mais vocacionado para a formação ligada aos territórios, ao mercado de trabalho e às empresas, dando assim maior destaque às engenharias e tecnologias devido à importância dessas áreas no desenvolvimento de Angola. 

Do ponto de vista de impacto social, acrescentou, a Proposta de Lei vem dar resposta à necessidade de atualização do principal instrumento de gestão deste sistema no que diz respeito à clarificação da estrutura dos seus diferentes subsistemas de ensino, facto que concorre para a melhor gestão e articulação. 

Maria do Rosário Sambo realçou que tal pressuposto deverá impulsionar a participação das instituições de ensino no desenvolvimento das comunidades em que estiverem integradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Rússia considera ilegais novas sanções dos EUA e Reino Unido

Rússia considera ilegais novas sanções dos EUA e Reino Unido

O Kremlin considera “completamente ilegais” as novas sanções impostas pelos Estados Unidos da América (EUA) e pelo Reino Unido à…
Angola: UNITA diz que manifestações de rua vão regressar

Angola: UNITA diz que manifestações de rua vão regressar

O deputado Nelito Ekuikui, líder da JURA (braço juvenil da UNITA), considera que o  partido deve liderar novas manifestações de…
Moçambique: José Manteigas diz que Venâncio Mondlane não foi excluído do conselho nacional da Renamo

Moçambique: José Manteigas diz que Venâncio Mondlane não foi excluído do conselho nacional da Renamo

O porta-voz da Renamo, José Manteigas, esclareceu, este domingo, que o deputado Venâncio Mondlane não foi afastado do partido, apenas…
Moçambique: Momade chama "Judas" a Mondlane

Moçambique: Momade chama "Judas" a Mondlane

O líder da Renamo, Ossufo Momade, afirmou que foi um “membro Judas” que se queixou aos tribunais e à comunicação…