A Angola exportou, pela primeira vez, 23 toneladas de produtos alimentares para os Estados Unidos da América (EUA). O envio foi realizado nesta quinta-feira, 21 de setembro, tendo ocorrido no âmbito da Lei Americana do Crescimento e das Oportunidades para África (AGOA).
Entre os bens alimentares encontravam-se fuba de bombó, fubá de milho, caixas de catato, de kisaca cozida, de cogumelos e de manteiga de amendoim. A empresa angolana de processamento de alimentos Food Care ficou encarregue da exportação.
De acordo com a ministra conselheira da Embaixada dos EUA em Angola e São Tomé e Príncipe, Mea Arnold, a iniciativa representa as vantagens do AGOA e é o resultado da parceria entre a empresa Food Care e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
O AGOA dá aos países elegíveis da África Subsariana acesso isento de direitos ao mercado dos EUA para mais de 1.800 produtos agrícolas.