Angola: Fim do cartão de eleitor pode excluir angolanos das eleições

Vários cidadãos angolanos sem Bilhete de Identidade na província do Cuando Cubango afirmaram que é difícil obter documentos no país. Assim, a nova lei de registo eleitoral pode excluir muitos indivíduos no interior de Angola das eleições gerais, marcadas para 2022.

Muitos dos cidadãos que têm recorrido aos serviços de registo e identificação para a obtenção do Bilhete de Identidade falam numa situação difícil. Só para conseguirem uma certidão de nascimento são obrigados a chegar às 05 horas da manhã e, para levantarem o mesmo documento, chegam a esperar mais de seis meses.

As queixas destes cidadãos foram partilhadas com a imprensa local, tendo algus deles contado diversas peripécias na emissão de documentos. Entretanto, o ministro da Administração do Território de Angola, Marcy Lopes, explicou como vai funcionar a transferência de dados para a confirmação dos potenciais eleitores.

“Os dados dos cidadãos maiores que constam do Bilhete de Identidade são transferidos automaticamente para a base de dados de cidadãos maiores a partir deste momento em que é feito. O Ministério da Administração do Território tem conhecimento do universo de cidadãos que são potenciais eleitores. Caberá a cada um informar onde é que pretende exercer o seu direito de voto”, declarou.

Os partidos políticos da oposição desconfiam de “manobras” políticas para haver fraude eleitoral, devido às dificuldades no acesso ao referido documento de atribuição da cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, partilhou que Moçambique está a fortalecer as suas instituições e que…
FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, declarou que a Ucrânia vai necessitar de um apoio orçamental de…
António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, considera “limitado e às vezes nulo” o impacto dos compromissos assumidos…
Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

As autoridades de Macau anunciaram que, a partir de amanhã, as passagens fronteiriças vão ser alargadas a quem for titular…