Angola

Angola: FNLA estendeu candidaturas até esta quarta-feira

Membros do partido FNLA
Membros da FNLA

Apenas uma candidatura foi formalizada até sábado passado, 24 de abril, último dia de apresentação das candidaturas ao V congresso da FNLA. Este está marcado de 16 a 19 de junho, em Luanda. 

Tendo em conta o sucedido, a comissão nacional preparatória da formação política decidiu então alargar o prazo até esta quarta-feira, 28 de abril. 

O primeiro a formalizar a sua candidatura à liderança do partido, cargo atualmente ocupado por Lucas Ngonda, foi Tristão Ernesto, ex-comissário nacional eleitoral junto da Comissão Nacional Eleitoral (CNE). 

De acordo com uma fonte da comissão preparatória, até segunda-feira, dia 26, mais três candidatos que tinham manifestado interesse em candidatar-se confirmaram-no, através da formalização das suas candidaturas. São eles Joveth de Sousa, Fernando Pedro Gomes e Laiz Eduardo, antigo porta-voz da formação política, que viria a abandonar o cargo após desentendimentos com Ngonda. 

Ainda segundo a mesma fonte, o alargamento do prazo deveu-se, além do grau de absentismo, ao facto de dar a possibilidade a outros interessados para juntarem a documentação exigida pela comissão preparatória do congresso. 

O registo criminal e o atestado médico, prosseguiu, são os documentos que os candidatos alegam como sendo de difícil obtenção, devido à burocracia administrativa junto dos setores que têm a competência de emiti-los.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo