Angola fracassa nos compromissos internacionais com a criança

Angola não cumpriu nenhum dos 11 compromissos internacionais com a criança, de acordo com analistas do país. Assim, fracassou no alcance das metas definidas no protocolo internacional referente a este tema.

Segundo os analistas angolanos, é necessário que o Governo desempenhe um papel mais ativo para que esses objetivos sejam cumpridos.

Entre os 11 compromissos constam a “esperança de vida ao nascer”, a “segurança alimentar e nutricional”, o “registo de nascimento”, a “educação da primeira infância”, a “educação primária e formação profissional”, a “justiça juvenil”, a “prevenção e redução do impacto do VIH/SIDA nas famílias e nas crianças”, a “prevenção e combate à violência contra criança”, a “proteção social e competências familiares”, “a criança e a comunicação social, a cultura e o desporto” e “a criança no plano nacional e no Orçamento Geral do Estado”.

Para o jurista Mbote André, com boa vontade política não haveria em Angola um índice elevado de crianças fora do sistema de ensino, nem crianças a viver na rua sem proteção e defesa dos seus direitos consagrados no artigo 80 da Constituição da República.

“Os políticos falam muito e agem pouco. Deve haver mais velocidade nas ações do que nos discursos. Existem boas legislações sobre proteção de crianças em termos formais, mas em termos materiais não se vislumbram”, criticou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

O ministro das Obras e Transportes da Namíbia, Veikko Nekundi, reuniu-se com governantes angolanos durante uma visita de trabalho a…
Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde foi escolhido pela Comissão Africana da Organização Mundial do Turismo (UN Tourism) para ser o “país anfitrião das…
Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, e o ministro do Departamento Internacional do…
ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

Milhões de pessoas correm risco de fome e inanição nos próximos meses, a menos que sejam tomadas ações humanitárias urgentes…