A Frente Patriótica Unida (FPU) ainda não decidiu sobre os moldes em que irá concorrer às eleições gerais de 2022, segundo o líder do Bloco Democrático, Filomeno Vieira Lopes. No entanto, já está decidido que Adalberto Costa Júnior será o candidato à Presidência da República de Angola e Abel Chivukuvuku à vice-presidência.
Os dirigentes da UNITA, Costa Júnior, do Bloco Democrático, Vieira Lopes, e do projeto PRA-JA Servir Angola, Chivukuvuku, anunciaram nesta semana a formação da FPU. Resta saber como é que esta organização política se vai apresentar às eleições ao nível de listas eleitorais.
De acordo com Vieira Lopes, cada passo dado vai ter sempre em linha de conta os obstáculos impostos e que podem surgir pelo poder instituído. Isto porque, explicou, da mesma maneira que o Tribunal Constitucional pode inviabilizar a UNITA e o seu líder, Costa Júnior, pode fazê-lo em relação ao seu próprio partido, o Bloco Democrático.
“Nós estamos num Estado de arbitrariedade tal em que tudo pode acontecer. Tudo hoje depende da vontade do partido no poder”, criticou.
Assim, as formas e modelos em que a FPU vai apresentar-se no pleito eleitoral poderão variar, uma vez que talvez tenham de ultrapassar as barreiras que surgirem durante o percurso. “A forma será aquela mais adequada em função das restrições que nos serão impostos por um poder arbitrário”, reiterou.