O Governo angolano pediu aos partidos para que cumprissem “rigorosamente” as medidas de prevenção contra a Covid-19 nas atividades políticas de massa. Em resposta a este apelo, as formações políticas admitiram que tem havido “incumprimentos” e prometeram “mudar atuação”.
O alerta acerca do incumprimento que tem acontecido no país foi feito pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, durante uma reunião que a Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19 manteve nesta terça-feira com os partidos com assento parlamentar.
A governante lembrou que o vírus “não conhece camisola política, classe económica, raça ou local de habitação”. Como tal, prosseguiu, o “comportamento ou a evolução da pandemia no nosso seio depende muito do comportamento que tivermos”.
A sociedade civil já tinha criticado recentemente as organizações políticas, principalmente o MPLA e a UNITA, pelo facto de estas organizarem atividades públicas “sem o cumprimento das medidas de biossegurança”, como o distanciamento físico.
Foi esta situação que originou a reunião entre a Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19 e os cinco partidos com assento parlamentar.