O Governo angolano recuperou, até ao momento, ativos avaliados em mais de 5,3 mil milhões de dólares no âmbito do combate à corrupção. Dessa quantia, foram recuperados 2,7 mil milhões de dólares em dinheiro e o restante encontra-se repartido em imóveis e títulos.
Os dados foram avançados pelo vice-governador provincial de Benguela para o Sector Técnico e Infraestruturas, Adilson Gonçalves. O dirigente discursou na abertura da conferência provincial sobre os papéis da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Inspeção Geral da Administração do Estado (IGAE) no combate à corrupção no seio entre efetivos das Forças de Defesa e Segurança.
Ainda de acordo com Gonçalves, foram investigados, desde 2018, mais de 1.500 processos pelos órgãos judiciais. Alguns deles já foram julgados, o que possibilitou a recuperação desses ativos.
Foi lembrado que “o Executivo, ciente de que a corrupção abala os alicerces de qualquer sociedade, lançou, há mais de três anos um conjunto de reformas, visando o combate àquele fenómeno”.
A estratégia nacional de combate à corrupção tem como objetivo a articulação e atuação conjunta de órgãos e entidades públicas e privadas que trabalham com a fiscalização, controlo e diligências, de maneira a aperfeiçoar o combate ao crime em questão.