Angola: Importações de mercadorias em queda no primeiro trimestre de 2020

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, informou que as importações de mercadorias tiveram uma queda significativa no primeiro trimestre deste ano, quando comparadas com o último trimestre de 2019.

Em 2020 a importação de bens alimentares desceu em cerca de 31%, de acordo com Massano, que falou à imprensa no final da 5.ª Reunião Ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros.

A mesma fonte lembrou que, só no primeiro trimestre deste ano, o país gastou cerca de 405 milhões de dólares (quase 367 milhões de euros), o que equivale a uma média de cerca de 165 milhões de dólares (149 milhões de euros) por mês.

No domínio de mercadorias, acrescentou, os bens alimentares continuam a ter maior peso, representando 25% das importações. O governador do BNA considera que o número indica uma grande conquista comparativamente ao quadro de 2017, altura em que Angola importava bens alimentares numa média mensal de cerca de 250 milhões de dólares (226 milhões de euros).

De acordo com Massano, as iniciativas de estímulos à produção nacional e as opções a nível da política cambial, entre outras, mantêm estáveis, até agora, as Reservas Internacionais Líquidas em cerca de 10,4 mil milhões de dólares. “Este padrão vem sendo mantido desde janeiro de 2020”, realçou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

O Presidente russo recomenda aos países vizinhos da Rússia que “não agravem a situação, não imponham limitações”. Vladimir Putin diz…
Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

A Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou nesta sexta-feira, 04 de março, que vai enviar na segunda-feira para a Ucrânia oito…
Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau recebe este sábado 05 Março a visita primeiro-ministro português, António Costa, que permanecerá no país 48 horas. Segundo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin