Angola: Inquérito revela que povo não confia na CNE

A maioria dos cidadãos em Angola não confia na Comissão Nacional Eleitoral (CNE), de acordo com os dados de um novo inquérito do Afrobarometer. Segundo os números obtidos, apenas um em cada cinco cidadãos acredita na CNE. 

Estes resultados foram divulgados a poucos meses das eleições gerais, previstas para agosto. Cerca de metade dos angolanos afirmou que a CNE atua de forma neutra, mas a confiança na entidade gestora do processo eleitoral decaiu do nível mais baixo registado há três anos. 

A Afrobarometer concluiu que só um em cada cinco angolanos (21%) disseram confiar “de alguma forma” ou “muito” na CNE, o que representa menos 6% comparativamente a 2019. São mais homens (25%) do que mulheres (17%) aqueles que confiam na CNE. 

Os cidadãos residentes nas zonas rurais (27%) manifestaram maior confiança do que os das zonas urbanas (18%). O mesmo acontece com os que possuem ensino primário ou sem educação formal (26% e 27%) comparativamente aos que possuem o ensino secundário ou universitário (17% e 19%). 

Cerca de metade (48%) dos inquiridos disseram que a CNE atua de forma neutra, e aproximadamente um terço (32%) considera que a entidade favorece um grupo particular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Timor-Leste vai assinar um dos maiores acordos com os EUA

Timor-Leste vai assinar um dos maiores acordos com os EUA

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros de Timor-Leste, Fidelis Magalhães, avançou à “Lusa” que o Governo prevê a…
Moçambique: Novos salários mínimos sobem entre 4,5% e 7,6%

Moçambique: Novos salários mínimos sobem entre 4,5% e 7,6%

O Governo moçambicano aprovou o reajuste dos salários mínimos no país, que passaram a vigorar desde o presente mês de…
Cabo Verde: Tarifas dos transportes públicos aumentam em maio

Cabo Verde: Tarifas dos transportes públicos aumentam em maio

A Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) em Cabo Verde anunciou em comunicado que as tarifas dos transportes coletivos urbanos…
Angola: Recuperados 12 mil milhões de dólares em activos

Angola: Recuperados 12 mil milhões de dólares em activos

O Serviço Nacional da Recuperação de Activos em Angola conseguiu recuperar cerca de 12 mil milhões de dólares nos últimos…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin