Angola: Investimento chinês no Planalto Central

Ji Wenlin, director-geral do Instituto Agro-industrial da China, encontrou-se com João Baptista Kussúmu, governador da província do Huambo, para estabelecer parcerias futuras no sector agrícola, agro-pecuário e comércio na região do Planalto Central em Angola.

Segundo declarações de Ji Wenlin:  “A província possui solos aráveis e recursos hídricos, que podem viabilizar as parcerias entre os empresários chineses e os locais”.

O director-geral do Instituto Agro-industrial da China acrescentou que a visita ao Planalto Central teve também como objectivo estabelecer relações com entidades governamentais ao nível provincial.  

João Baptista Kussúmu referiu que uma parceria como esta seria “estratégica” para o desenvolvimento de competências por parte dos técnicos angolanos do sector agrícola, agro-pecuário e comercial da região.  

Refira-se que, em janeiro passado, o grupo chinês CITIC e a Companhia China Huashi Enperprises anunciaram um dos primeiros investimentos chineses no domínio do agronegócio e sector da água, com enfoque na província de Huíla.  

Em fevereiro, a Câmara de Comércio Angola-China (CAC), em que 230 das 400 empresas associadas são chinesas, anunciou também que o investimento chinês teria como objectivo a agricultura e o agronegócio em Angola.  

Em março, o executivo liderado por João Lourenço colocou o sector agrícola como “uma das prioridades de desenvolvimento nacional”.  

Em termos globais, e em 2016, a China tornou-se o principal parceiro económico e comercial do continente africano, sendo um dos seus grandes parceiros Angola.  

Há 2 anos, a China anunciou um investimento que rondava os cerca de 70 mil milhões de dólares em África.  

Na última década, a China já terá investido cerca de 75 mil milhões de dólares em mais de 2 mil projectos na área das infraestruturas, indústria, saúde pública e projectos de apoio à redução da pobreza.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Ciclone Tropical GOMBE destrói e mata em Nampula

Moçambique: Ciclone Tropical GOMBE destrói e mata em Nampula

O Ciclone Tropical “GOMBE”, o terceiro fenómeno meteorológico a afectar as províncias da Zambézia, Nampula e Cabo  Delgado depois das…
Brasil: Missão de solidariedade resgata 68 refugiados da guerra na Ucrânia 

Brasil: Missão de solidariedade resgata 68 refugiados da guerra na Ucrânia 

Pousou em solo nacional na manhã desta quinta-feira (10) o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que trazia 42 brasileiros…
Moçambique conta com forças militares da África do Sul até abril

Moçambique conta com forças militares da África do Sul até abril

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, decidiu estender até 15 de abril o destacamento da Força Nacional de…
Timor-Leste em risco de grave crise nos preços com conflito na Ucrânia

Timor-Leste em risco de grave crise nos preços com conflito na Ucrânia

O Programa Alimentar Mundial (PAM) avisa que o conflito existente na Ucrânia pode vir a causar aumentos adicionais de preços nos produtos…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin