A empresária angolana Isabel dos Santos e o hacker português Rui Pinto, que está prestes a sair em liberdade em Portugal, têm trocado mensagens acusatórias na rede social Twitter.
Foi Rui Pinto quem recorreu primeiro ao Twitter. “Será a família dos Santos a real proprietária de uma das maiores propriedades muradas da Europa? Juntamente com cerca de uma dezena de outras propriedades na zona do Oeste?”, publicou neste sábado, 15 de agosto.
Por sua vez, a filha do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos escreveu: “Engraçado Rui Pinto estar a fazer estas perguntas sobre ‘torre bela’. Pensei que fosse um hacker com 715 mil documentos e provas. Pelos vistos é um mero curioso que vive de fofocas. E é verdade que lhe vão pagar salário como funcionário público e dar casa?”.
Recorde-se que este hacker é o denunciante do caso ‘Luanda Leaks’. A Plataforma de Proteção de Denunciantes na África confirmou que recebeu do próprio os dados relacionados com as revelações sobre a fortuna da empresária.
Rui Pinto já foi alvo de ameaças de morte vindas de Portugal e também do estrangeiro. Face a esta situação, o Ministério Público pediu que o português passasse a integrar o programa de proteção de testemunhas.
O pirata informático é atualmente colaborador da Justiça portuguesa e prepara-se para ser libertado pelas autoridades. Isto acontece após ter estado um ano e meio em prisão preventiva.