Angola

Angola: Isabel dos Santos não pode candidatar-se a PR através do MPLA

Isabel dos Santos

secretário para os Assuntos Políticos e Eleitorais do MPLA, Mário Pinto de Andrade, esclareceu nesta quinta-feira, 16 de janeiro, que a pretensão da empresária Isabel dos Santos de se candidatar a Presidente da República (PR) de Angola não poderá ser realizada por via do referido partido, mas sim de outra formação política. 

A declaração, feita em entrevista, surgiu em reação à possibilidade manifestada pela filha do ex-chefe de Estado José Eduardo dos Santos de se candidatar ao cargo que já foi ocupado pelo pai. 

O político explicou que tal se deve ao facto de os estatutos do MPLA, organização política no poder em Angola, determinarem que o presidente do partido é, automaticamente, o candidato natural e cabeça de lista às eleições presidenciais. 

“Se ela quiser ocupar o lugar do pai, acredito que não será por via do MPLA”, enfatizou o dirigente, salientando ainda que a Constituição da República do país estabelece, no quadro do sistema político, que um cidadão, para ser candidato a presidente, tem que ter o suporte de um partido.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo