Empresária angolana Isabel dos Santos

Angola: Isabel dos Santos perde ação judicial na Holanda

A empresária angolana Isabel dos Santos perdeu a ação na justiça holandesa, onde reclamava o afastamento do administrador judicial indicado para a Esperaza Holding. Esta tem, em conjunto com a Sonangol e a Exem Energy, uma participação indireta na Galp Energia. 

A Exem Energy tinha como acionista o falecido marido da empresária, Sindika Dokolo. Esta empresa, controlada por Isabel dos Santos, reclamou a 21 de maio o afastamento de Camilo Schutte como administrador judicial da Esperaza Holding, numa tentativa de invalidar o relatório elaborado por Schutte. 

O documento dava suporte às pretensões do Estado angolano de afastar a Exem Energy e Isabel dos Santos da Esperaza, dando à Sonangol o controlo exclusivo desta empresa, que detém 45% da Amorim Energia, sociedade que controla 33,34% da Galp.  

Sabe-se agora que a justiça holandesa recusou o recurso da Exem, que pedia o afastamento de Shutte. A decisão foi revelada esta semana pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), responsável pela publicação do caso “Luanda Leaks”.  

O administrador indicado para a Esperaza elaborou um relatório que pode levar a justiça da Holanda a declarar como nulo o acordo mediante o qual, em 2006, a Exem assegurou a compra de uma participação indireta de 6% na Galp. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Tropas da SADC resgataram 47 civis em Quissanga

Moçambique: Tropas da SADC resgataram 47 civis em Quissanga

A Força em Estado de Alerta da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla inglesa) resgatou 47 civis que…
Angola: António Venâncio vai concorrer à liderança do MPLA

Angola: António Venâncio vai concorrer à liderança do MPLA

O engenheiro angolano António Venâncio, membro do MPLA e conhecido ‘influencer’ político nas redes sociais e na comunicação social convencional, apresentou formalmente a pretensão de concorrer à presidência…
Guiné-Bissau: Magistrados intrigados com Ladislau Embassa não querer ser candidato

Guiné-Bissau: Magistrados intrigados com Ladislau Embassa não querer ser candidato

A classe jurídica guineense continua a tentar compreender os motivos que levaram Ladislau Embassa a não apresentar-se como candidato ao…
Timor-Leste: Governo apresenta OGE 2022 ao Parlamento

Timor-Leste: Governo apresenta OGE 2022 ao Parlamento

O Governo timorense apresentou ao Parlamento Nacional a proposta de Lei do Orçamento Geral de Estado (OGE) para 2022 nesta sexta-feira, 15…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin