Angola: Isabel dos Santos usou paraíso fiscal americano para esconder imóvel de Lisboa

O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ, na sigla inglesa), responsável pelo caso Luanda Leaks, divulgou novas informações sobre a empresária angolana Isabel dos Santos. 

De acordo com a nova publicação, à medida que o escrutínio sobre o seu império comercial aumentava, a bilionária e filha do ex-Presidente da República de Angola José Eduardo dos Santos procurou um dos paraísos fiscais mais secretos do mundo, localizado nos Estados Unidos da América (EUA), para esconder um apartamento de luxo avaliado em 1.800.000 dólares (1.654.670 euros) em Lisboa, capital de Portugal, com vista para o Parque Eduardo VII. 

A visada e o marido, Sindika Dokolopossuíam o apartamento através de uma empresa em Delaware, chamada Decade International LCC, segundo os registos comerciais e e-mails obtidos através do Luanda Leaks. 

Apesar de os documentos não informarem sobre o porquê de Isabel dos Santos ter formado uma empresa em Delaware, sabe-se que este estado americano é um dos lugares mais fáceis do mundo para montar uma empresa de fachada e oferecer aos proprietários dessas empresas quase o anonimato completo, indica o ICIJ. 

No seu “índice de sigilo financeiro” anual, divulgado na semana passada, a rede internacional independente Tax Justice Network classificou os EUA como a segunda jurisdição mais secreta do mundo, ficando apenas atrás das Ilhas Cayman.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin