Angola

Angola: Isaías Samakuva vai recandidatar-se à liderança da UNITA

Isaías Samakuva

Isaías Samakuva pretende recandidatar-se à liderança da UNITA. Termina assim a falsa expectativa criada por Samakuva, e inicia a estratégia de travar potenciais candidatos à presidência do partido, numa eleição que terá lugar de 13 a 15 de Novembro durante XIII Congresso do partido.

Segundo informação avançada pelo Jornal de Angola, Isaías Samakuva terá anunciado a sua intenção durante décima reunião ordinária do Comité Permanente da Comissão Política do partido.

A candidatura de Isaías Samakuva poderá afastar da corrida Adalberto Costa Júnior à liderança da UNITA, que apenas condicionara a sua pretensão perante uma possível candidatura do actual presidente do partido, que anunciara todavia não pretender concorrer a um novo mandato.

Por outro lado, Raul Danda, discreto, apresentado como um dos favoritos, ainda não confirmou se é potencial candidato ao lugar de Samakuva, podendo todavia disputar o cargo durante XIII Congresso. Também, Estêvão José Pedro Kachiungo, que já concorrera no Congresso em 2011, poderá tentar de novo a liderança da UNITA.

Outro potencial candidato é general na reserva Abílio Camalata Numa que em Janeiro, durante uma entrevista ao jornal “O País”, afirmara que “se o Presidente Samakuva volta a candidatar-se, eu serei candidato sem pensar”.

O nome de Rafael Massanga Savimbi, secretário-geral adjunto da UNITA, e filho de Jonas Savimbi, também circulava como um dos potenciais sucessores de Isaías Samkuva, e o qual o presidente da UNITA estaria supostamente a preparar para passar o testemunho da presidência do partido. Resta saber se Rafael Massanga Savimbi abdicou da ambição.

Outros nomes podem entretanto surgir, tendo em conta que as candidaturas à liderança da UNITA devem ser entregues no período de 16 a 30 de Setembro.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo