Angola: João Lourenço assegura eleições gerais em 2022

O Presidente angolano, João Lourenço, garantiu neste sábado, 12 de setembro, a realização das eleições gerais em 2022. Segundo o próprio, o ciclo eleitoral estabelecido na Constituição de Angola será então cumprido.

O governante lembrou, em declarações à imprensa, que Angola realiza as eleições gerais a cada 5 anos. É através destas que é assim nomeado um novo Presidente da República e também deputados à Assembleia Nacional.

“O país entrou numa rotina em que, em cada 5 anos, faça sol ou chuva, haverá eleições gerais”, frisou.

João Lourenço foi igualmente questionado sobre a provável criação de uma Frente Patriótica, pela oposição política, para concorrer às próximas eleições gerais. Em resposta, afirmou que os partidos políticos estão no seu direito de “chamar os amigos e vizinhos” para ajudarem a derrotar o adversário.

Em relação ao adiamento das eleições autárquicas, que iriam ser efetuadas neste ano, voltou a dizer que o Conselho da República considerou não haver ainda condições para a realização das mesmas. Tal deve-se a algumas condições prévias não estarem totalmente finalizadas.

A título de exemplo, mencionou o registo eleitoral oficioso e o pacote legislativo autárquico, que estão por concluir.

O chefe de Estado sublinhou que “não há culpados” pelo adiamento do sufrágio. Tanto o Executivo como a Assembleia Nacional estão a trabalhar no sentido de reunir condições para que tal se realize, assegurou.

6 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: Plano de segurança para a Amazónia vai ter investimento de 2 biliões de reais

Brasil: Plano de segurança para a Amazónia vai ter investimento de 2 biliões de reais

O secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli, anunciou na passada segunda-feira, que o governo federal…
Ucrânia nomeia três vice-ministros da Defesa

Ucrânia nomeia três vice-ministros da Defesa

O ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, anunciou nesta quarta-feira, 27 de setembro, as escolhas dos seus vice-ministros. As…
Angola: Governo quer uniformizar salários da Administração Pública

Angola: Governo quer uniformizar salários da Administração Pública

A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, anunciou, após a reunião da Comissão Económica do Conselho…
Afeganistão: Talibãs desvalorizam proibições que afetam as mulheres

Afeganistão: Talibãs desvalorizam proibições que afetam as mulheres

O principal porta-voz do Governo talibã no Afeganistão, Zabiullah Mujahid, criticou a intervenção da diretora executiva da ONU Mulheres, Sima…