O Presidente da República de Angola, João Lourenço, autorizou despesas no valor de 114 milhões de dólares (97,5 milhões de euros) para a aquisição de imóveis. Estes são destinados a serviços do Ministério dos Transportes e da Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA).
A “luz verde” foi dada através do despacho presidencial n.º 159/21 de 23 de setembro. No documento pode ler-se que o valor global visa a compra dos edifícios Welwitschia Bussiness Center e Chicala, em Luanda.
Essas infraestruturas servirão para a acomodação, apetrechamento e aquisição de meios de trabalho dos serviços públicos do Ministério dos Transportes e da ARCCLA.
No documento lê-se também que a medida se deve à “imperiosa necessidade de melhoria das instalações onde funcionam os serviços públicos do Ministério dos Transportes e os institutos e agências sob sua superintendência, face ao estado avançado de degradação das infraestruturas que o albergam e em particular da ARCCLA, por não dispor de infraestruturas que possam albergar os seus serviços”.
O chefe de Estado autorizou a ministra das Finanças, Vera Daves, em representação do Estado angolano, a realizar todos os actos necessários para a celebração do contrato, incluindo a assinatura do mesmo.