Angola: João Lourenço avança com novas exonerações

O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou seis oficiais generais que exerciam cargos de chefia na Casa de Segurança. A decisão foi tomada com apoio na Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas Angolanas (FAA), após o governante ter ouvido o Conselho de Segurança Nacional. 

Os visados são os tenentes-generais Ernesto Guerra Pires, do cargo de consultor do ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Angelino Domingos Vieira, do cargo de secretário para o Pessoal e Quadros da Casa de Segurança do Presidente da República, João Francisco Cristóvão, do cargo de diretor de Gabinete do Ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, e Paulo Maria Bravo da Costa, do cargo de secretário para Logística e Infra-Estruturas da Casa de Segurança do Presidente da República. 

Entretanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) anunciou, em comunicado de imprensa, que está em curso um processo-crime em que estão envolvidos oficiais das FAA ligados à Casa de Segurança do Presidente da República. Este foi instaurado por suspeitas de crimes de peculato, retenção de moeda e associação criminosa, entre outros. 

“Foram apreendidos valores monetários em dinheiro sonante, guardados em caixas e malas, na ordem de milhões, em dólares norte-americanos, euros e em kwanzas, bem como residências e viaturas”, pode ler-se. 

“O referido processo segue a sua tramitação para a determinação de todos os bens e valores em causa, de todos os agentes envolvidos, de outras infrações cometidas e demais circunstâncias relevantes, encontrando-se, para o efeito, em fase de instrução preparatória”, refere ainda, realçando que a prática dos actos que estiveram na base da abertura do processo-crime remonta há vários anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

O Governo ucraniano afirmou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que morreram 11 pessoas e centenas ficaram feridas durante um ataque russo…
Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

A maioria dos angolanos que viviam em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, decidiu abandonar o local no sábado, 26…
Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin