Angola: João Lourenço convida África a facilitar investimentos

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, defendeu nesta terça-feira, 10 de setembro, em Brazzaville, a necessidade de serem encontradas soluções para se ultrapassar a retração com que os investidores internacionais encaram os mercados africanos.

De acordo com o governante, é urgente abordar as razões que levam os investidores a canalizarem “de forma muito tímida” os seus recursos financeiros para os países africanos, apesar do imenso potencial que os mesmo têm em recursos naturais.

As declarações foram feitas no discurso de abertura do quinto Fórum “Investir em África” (FIA5), uma iniciativa descrita por João Lourenço como “de uma grande importância, utilidade e pertinência pelo tema em destaque”.

Os trabalhos deste encontro vão decorrer até quinta-feira, na capital congolesa, sob o lema “Parcerias para promover a diversificação económica e a criação de empregos nas economias africanas”, numa organização conjunta das autoridades congolesas, chinesas e do Banco Mundial.

O Chefe de Estado aproveitou a ocasião para chamar a atenção dos participantes no Fórum para a “perceção objetiva” existente a nível geral, no continente africano, de que se impõe com urgência a necessidade da criação de um ambiente de negócios isento de práticas desencorajantes para os investidores.

Instituído em 2015 como uma plataforma internacional de cooperação multilateral e investimentos em África, o Fórum reúne todos os anos vários atores e representantes dos setores público e privado da China e de África, das organizações internacionais e regionais, de parceiros de desenvolvimento e de grupos de reflexão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: Membro da FNLA agredido por delegados de lista

Angola: Membro da FNLA agredido por delegados de lista

O primeiro secretário provincial da FNLA no Bié, António Muhongo, foi espancado recentemente por delegados de lista, de acordo com…
Guiné-Bissau: Adolescente morre depois de suposta tortura em ritual de fanado

Guiné-Bissau: Adolescente morre depois de suposta tortura em ritual de fanado

O corpo sem vida de Amadu Serra, 17 anos, foi levado esta segunda-feira para o hospital regional de Buba, sul…
Apoios extraordinários  pagos às famílias a partir de 20 de outubro

Apoios extraordinários pagos às famílias a partir de 20 de outubro

Os apoios extraordinários a titulares de rendimentos e de prestações sociais das famílias (de 125 euros), jovens e crianças (de…