O chefe do Estado de Angola, João Lourenço, criou nesta segunda-feira, 21 de setembro, o Conselho Económico e Social. Trata-se de um novo espaço de diálogo com a sociedade.
Em nota de Imprensa, a Casa Civil do Presidente da República informa que o órgão dá expressão e solidez ao princípio “Presidência aberta”, adotado por João Lourenço desde o início do seu mandato.
Pode ainda ler-se que a criação da tribuna de auscultação e interação já tinha sido anunciada pelo governante em maio, em Luanda. Tal ocorreu num encontro com representantes da sociedade civil, que serviu para avaliar o impacto da Covid-19 nas empresas e nas famílias.
A existência do Conselho Económico e Social vai permitir que o Titular do Poder Executivo possa receber contribuições de figuras relevantes ligadas às comunidades empresarial, científica e académica, bem como às cooperativas e às associações que têm a cargo o desenvolvimento socioeconómico da mulher e dos jovens.
O Conselho tem igualmente a finalidade reforçar a materialização da agenda de inclusão social e reconhecimento da meritocracia, que está a ser desenvolvida pelo Executivo angolano.